5 de Novembro Dia Nacional do Designer

O Blog Design Universitário parabeniza você designer, que esta lendo este poste neste exato momento. É você mesmo que muitas vezes é confundido com técnicos de informática, você que todos dizem que passou o período da faculdade toda só desenhando, você que segundo sua Mãe ou Avó não entendem o que você faz, mas mesmo assim lhe amam como se soubesse.

Parabéns, Continue fazendo a diferença…

Este cartaz explica um pouco sobre “Como identificar um Designer” Claro, não podemos generalizar, mas pelo menos um destes itens, um designer tem, ou deveria ter. Sem esquecer do café não me atrevi a colocar porcentagem do mesmo, mas acredito que seja quase 100%.

Um pouco Sobre a Data

No dia 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Designer.

Esta data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927.

O objetivo principal da comemoração do Dia Nacional do Design é divulgar a profissão, levar à população o conhecimento sobre o trabalho do designer e promover a integração e inclusão social entre as diferentes esferas da sociedade.

Sendo um dos designers mais importantes de sua época, Aloísio desenvolveu projetos conhecidos nacional e internacionalmente, como a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro.

Alóisio Magalhães sempre defendeu conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira e foi sem dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro.

Entre seus trabalhos, o design das notas do cruzeiro novo é um dos mais conhecidos. Aloísio acabou com o conceito de “pé” e “cabeça” do dinheiro, criando uma moeda individualizada e reconhecida como inovadora mundialmente e influenciando todo modo de produção monetário no Brasil desde então.

O design brasileiro e a indústria nacional têm muito a agradecer ao empenho de Aloísio Magalhães, pois foi por esforço dele que hoje podemos identificar um avanço no entendimento do significado do design pelo empresariado. Este entendimento vem se reafirmando pelos resultados vivos obtidos pela indústria nacional através da efetiva inserção do design nos processos produtivos como ferramenta fundamental no desenvolvimento de seus produtos e, pela sensível percepção dos resultados traduzidos na rentabilidade da produção, na racionalização de processos, na melhor adequadação de materiais e na preocupação com o impacto dos produtos no meio ambiente.

Fonte: Código Laranja / Real Designez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s